Proposta Pedagógica EFAI

O Colégio Peixoto tem sua proposta educacional orientada na pedagogia. Essa proposta entende que o ensino se estabelece a partir da interação entre o aprendiz e o meio no qual está inserido socialmente através da mediação do educador. Em harmonia com essa orientação pedagógica o colégio tem, como um de seus desafios, possibilitar uma educação inclusiva onde os agentes mediadores da escola devem adequar-se a realidade do educando.

No entendimento do Colégio Peixoto, os atributos fundamentais a serem construídos junto aos alunos são: CRITICIDADE, CRIATIVIDADE, ÉTICA, RELACIONAMENTO HUMANO, CIDADANIA E SABEDORIA. A seguir, constam os

conceitos destes atributos para a proposta educativa do Colégio Peixoto.

Por CRITICIDADE entende-se a concepção de que a existência humana é histórica, portanto, construída pelos seres humanos, na sua relação com a natureza e com seus iguais em formas determinadas de organização para produzir a sua existência, uma vez que a mesma não é assegurada por ação de um ser sobrenatural ou pela natureza.

Por CRIATIVIDADE a habilidade de superar dificuldades e de criar soluções para os embates que a vida individual e coletiva oferece no processo de construção da existência humana utilizando-se das condições e recursos disponíveis.

Por ÉTICA entende-se a prática da honestidade, da integridade, da dignidade nas relações pessoais, profissionais e institucionais, tendo como referência o interesse coletivo.

Por RELACIONAMENTO HUMANO entende-se a capacidade/habilidade de se relacionar com os outros tanto no campo pessoal, quanto profissional; passa pela capacidade de trabalhar em equipe.

Por CIDADANIA a cultura da participação política, o senso da corresponsabilidade de cada um na construção de uma sociedade com mais qualidade de vida para todos; a cidadania passa pela participação do cidadão na coletividade, na concepção e no desenvolvimento de programas/projetos de interesse coletivo; significa a ruptura com o individualismo, com o egoísmo, com a competitividade pessoal e social.

Por SABEDORIA entende-se um grande conhecimento, a valorização da fundamentação científica, complementada pela sensatez, moderação, razão, esperteza e pela objetividade do raciocínio e arguição, pelo equilíbrio emocional e pela desenvoltura pessoal.