Feira de Santana,
COLÉGIO PEIXOTO

No segundo semestre de 2008 o Colégio Limite Júnior iniciou uma nova gestão administrativa. A nova equipe gestora começou a traçar os novos rumos do colégio visando a sua modernização, como também, promover uma reformulação na prática pedagógica. A partir dessas metas concluiu-se que era o momento de iniciar também uma nova identidade para o colégio, e conseqüentemente, deveria ser criada uma nova marca. Dentre muitos nomes pensados prevaleceu o sobrenome comum entre o proprietário e seus gestores. Desde então, a partir de 2009, foi criada a marca Colégio Peixoto e iniciado o processo para as mudanças legais para a criação do novo colégio. Nessa nova fase o colégio passou a atender exclusivamente o Ensino Fundamental de nove anos.


No século XXI uma parcela significativa da humanidade está inserida no mundo da globalização, essa situação vem promovendo no cerne da sociedade constantes mudanças. Por conseguinte, a educação, precisa acompanhar essas transformações. Por isso, a UNESCO definiu para essa nova conjuntura global quatro aprendizagens* fundamentais para a educação, são elas: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser.

Nessa perspectiva, o Colégio Peixoto, aderiu a essa proposta porque ela adéqua-se à prática pedagógica sócio-interacionista adotada pelo colégio. Essa vertente pedagógica compreende o desenvolvimento cognitivo do educando a partir das suas capacitações natas atreladas aos estímulos do contexto social. E o colégio, nesse processo, exerce o papel de mediador para instigar e valorizar as circunstâncias desencadeadoras do aprender.

Desde então, o Colégio Peixoto estabelece como missão a de auxiliar e motivar o estudante a alcançar a totalidade de suas potencialidades de maneira que se forme um cidadão crítico e adaptado às transformações da Pós-Modernidade.

*Ou seja, os quatro pilares da educação publicado por: DELORS, Jacques. EDUCAÇÃO: um tesouro a descobrir Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, editora Cortez, Co-edição Unesco / MEC, São Paulo, 1999.

 

 



21/04/2012
DIA DO ÍNDIO

23/04/2012
PÁSCOA

10/05/2012
DIA DAS MÃES


© 2012 Colégio Peixoto
Rua Monte Verde, nº 200 - Conceição, Feira de Santana - BA, CEP 44000-001